WHATSAPP

Animal Center Unidade 1 - 24h

(11) 2126-6500

Animal Center Unidade 2 - 24h

(11) 2767-3516

Exame - Ultrassonografia

>

O ultrassom é uma forma de imagens que nos permite olhar dentro do corpo do seu animal de estimação, sem cirurgia. É uma técnica completamente não invasiva. A máquina de ultrassom emite ondas sonoras no corpo do animal de estimação, registra os ecos e as ondas sonoras formam uma imagem do que está acontecendo dentro do seu cão ou gato.

As ultrassonografias podem nos dar informações sobre órgãos no abdômen, no tórax e no coração e nos olhos e tendões, por exemplo. Porém, ainda os exames mais solicitados são as ultrassonografias abdominais e o ecocardiograma que é o ultrassom do coração.



Diagnósticos comuns:

Quando seu veterinário percebe uma anormalidade no abdômen, através da palpação abdominal ou radiografias, mostram uma possível massa (tumor). Um ultrassom pode muitas vezes dizer quais os órgãos são afetados e se a cirurgia é a opção certa.
O ultrassom nos ajuda a olhar para dentro da bexiga, os rins, a próstata ou útero. Se o seu animal de estimação está com problemas para urinar, infecções constantes ou exames de sangue mostram problemas renais ou infecção, cálculo (pedras) nos rins ou bexiga ou na vesícula biliar.
Você provavelmente já ouviu falar sobre a doença de Cushing (hiperadrenocorticismo) em cães mais velhos e como isso pode ser frustrante para diagnosticar e tratar. O ultrassom permite-nos olhar para as pequenas glândulas suprarrenais, difíceis de ver em radiografias simples.
Inflamações, aumento no tamanho, imagens de infecção próxima aos órgãos (peritonites focais) são difíceis de serem identificadas se não houver um exame de ultrassom de boa qualidade. A pancreatite, uma doença muito comum hoje em dia, é diagnosticada pela ultrassonografia.